Os primeiros brinquedos do bebê - Cabeça de Criança

Os primeiros brinquedos do bebê



Quando nasce um bebê, os pais de primeira viagem devem aprender a realizar uma série de tarefas para manter sua cria limpa, segura e confortável: trocar fraldas, dar banho, amamentar, colocar para arrotar, fazer dormir…

Aos poucos, porém, conforme os pais passam a dominar o básico e o recém-nascido começa a ficar mais tempo acordado, geralmente surge outro tipo de dúvida: o que fazer com aquele serzinho minúsculo que mal enxerga e não consegue segurar nada? Como entretê-lo, diverti-lo e ajudá-lo a se desenvolver?

O recém nascido é capaz de reconhecer o rosto da mãe (e o do pai, dependendo da convivência) e identificá-la pela voz e pelo cheiro. Com cerca de duas semanas o bebê começa a fixar o olhar, mas ainda não consegue acompanhar objetos com os olhos.

Veja exemplos de atividades que você pode fazer com seu bebê, do nascimento até os três meses:

O bebê começa a ficar mais alerta. Coloque um móbile ou algum objeto que se mova próximo a ele. Cante e converse com seu filho, sorria, abra e feche a boca e faça sons diversos com os lábios.

2 meses

O bebê fica mais tempo acordado, começa a levantar a cabeça e reage mais aos estímulos. Faça brincadeiras com a água durante o banho e mostre o reflexo dele em um espelho. Responda quando seu filho sorrir ou vocalizar. Tapetes de atividade com brinquedos pendurados e que podem emitir luzes e música também são uma boa pedida.

3 meses

Agora a criança sustenta melhor a cabeça e acompanha e focaliza objetos com mais habilidade. Também já vocaliza mais sons. Segure brinquedos de cores fortes na frente do bebê, como chocalhos, e faça-o sentir diferentes texturas. Cuidado com brinquedos duros, com peças pequenas ou cantos pontiagudos.

Fontes: “A Bíblia do Bebê” e Centro para Prevenção de Doenças dos Estados Unidos

  • Back to top